quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Governo do Tocantins libera Pesca Esportiva na Piracema



O presidente do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, Alexandre Tadeu de Morais Rodrigues, baixou uma portaria de nº 409/11, na última quinta (27), fixando o período de: 01/11/2011 a 29/02/2012, reservado para a piracema do Tocantins (reprodução dos peixes). Fica proibido, neste período, o exercício da pesca em todas as suas modalidades, nos rios, lagos ou qualquer outro curso hídrico existentes no estado, exceto para a pesca de sub existência, praticada por ribeirinhos (moradores das margens dos rios) e Pesca Esportiva (tipo pesque e solte).

Diferente dos dois últimos anos, quando o governo do estado, proibiu todo tipo de atividade de pesca no período da piracema, inclusive a Pesca Esportiva. Nesta nova gestão o Naturatins atendendo reinvindicações de diversos segmentos que direto ou indiretamente estão ligados á atividade, liberou a pesca para a prática do esporte de Pesca Esportiva, do tipo pesque e solte. Atividade que é exercida, também no período da piracema, em vários outros estados.

A liberação da Pesca Esportiva, na Piracema, agradou aos praticantes desta modalidade. Quem também comemorou a medida foram os donos de lojas de pescas, pousadas e hotéis das margens dos rios e lagos, além dos guias de pesca, que tem na atividade, a sua única fonte de renda. A Pesca Esportiva é um dos esportes que mais cresce no país. Nos últimos anos tem agregado praticantes de diversos segmentos sociais, que utilizam a atividade como terapia contra o stress e forma de laser. Devido a abundancia de águas o Tocantins recebe praticantes vindos de outros estados e até países.

O empresário Adilson Batista, proprietário da loja Beco do Pescador, em Gurupi, falou que gostou da atitude do governo. “Nos dois últimos anos tive que demitir alguns funcionários, no período da piracema, pois caiu muito o movimento. Para este ano, além de não demitir, a expectativa é de até contratar pois esperamos uma grande procura”. Quem também comemorou a liberação, foi Deidiane Couto, proprietária do Rancho do Kojak , que fica nas margens do lago da Enerpeixe. Ela falou que perdeu muito nos dois últimos anos, uma vez que teve que fechar a sua Pousada na Piracema (por quatro meses). Mas agora já vendeu vários pacotes para turistas, que virão de outros estados.
de fora, para este período.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial